terça-feira, 27 de março de 2012

Móveis com pátinas (Passo a passo)

pátina sobre móvel de madeira com tinta ocre

Vamos aprender a fazer pátina?????
A pátina é uma linda técnica para dar vida a móveis desgastados pelo tempo ou para aplicar em objetos de madeira, como caixas em MDF, caixotes e etc. A forma mais interessante e bonita de se aproveitar a técnica é usá-la para dar um aspecto envelhecido nas peças.

Vamos aos Materiais:
  • Tinta látex branca
  • Verniz incolor
  • 2 rolos para pintura
  • 1 palha de aço do tipo Bombril
  • Tinta látex na cor ocre (não pode ser uma cor muito escura)
  • Lixas nº 160 e nº 180

Modo de fazer:
Retire todo o verniz do seu móvel com a lixa de nº 160. Aplique um tecido úmido para retirar todo o pó. Espere secar. Use a lixa de nº 180 para nivelar a superfície da peça, se for necessário. Novamente, retire o pó com um pano úmido.
Aplique uma camada de tinta látex branca com um dos rolos. Aguarde três horas e passe mais uma demão. Aguarde novamente a tinta secar e com o outro rolo, aplique a tinta na cor ocre. Aguarde cerca de uma hora e com a palha de aço você deverá retirar o excesso de tinta. Tenha cuidado, pois você deverá fazer um único movimento de cima para baixo. O Bombril tem o papel de “riscar” o móvel, deixando-o com aspecto envelhecido.
Dica: faça a pintura do móvel por partes. Ou seja, inicie e termine todos os passos pintando o mesmo lado. Só comece o lado seguinte do móvel quando a tinta ocre já estiver seca (cerca de três horas).
Por fim, aplique duas demãos de verniz e está pronto!

Outras pátinas:

Pátina envelhecida:
Tecnica da Pátina Envelhecida Pátina Envelhecida , esta técnica se presta bem à aplicação em oratórios, imagens sacras - em gesso ou madeira - assim como em móveis, molduras de quadros, porta-retratos e uma grande variedade de objetos de decoração, como pés de abajures, arcas, mesinhas, etc...
Deve ser usada em tom sobre tom para conseguir um resultado de muito efeito e categoria.
Porém a técnica permite as mais variadas combinações de cores e tons.

Material:
  • - Peça a ser texturizada
  • . Tinta branco neve diluída conforme recomendação do fabricante, preparada com corantes .
    . Corantes azul rei, amarelo, ocre e preto (ou aqueles a gosto)
    . Palha de aço ou bombril
    . Cera incolor em pasta
    . Betume diluído com aguarrás
    . 2 (dois) pincéis, um para cada cor de tinta, ou se preferir, 1 único pincel bem lavado após a utilização com uma cor.
    . Estopa ou pedaços de malha
    . Flanela (opcional)
Obs: Deixe "à mão" e prontos os materiais que serão utilizados, uma vez que esta técnica requer que se aplique a ferramenta com a tinta recém-pintada e ainda molhada !
Ferramentas:
Esta Técnica utiliza como ferramenta principal a palha de aço ou bombril.
Quanto mais fina for a "boneca" de palha de aço, mas "requintado" será o acabamento.
Quanto mais grossa, mais rústico será.
Enrola-se nas palmas das mãos o bombril até conseguir fazer uma bolinha.
Faça várias bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho e com a mesma quantidade de material.
Não há a necessidade de se enrolar com força.
Quanto menor a pressão, mais os fios soltos se encaixam e entram para o interior da "boneca".
Devem ser feitas tantas "bonecas" quantas forem necessárias para a conclusão do serviço, uma vez que a tinta deve estar ainda recente e molhada para se riscar a peça ou a superfície.
ver aqui Patina Estrie / Preparo

Passo a passo:
Limpar a superfície a ser texturizada
Preparar a tinta que servirá de fundo para a superfície já pronta e pintada de branco.
Pátina
Esta técnica fica com excelente finalização com fundo bege e acabamento em azul, conforme poderá ser visto nas fotos que virão a seguir.
A cor bege foi obtida pela mistura dos corantes ocre, preto e amarelo, em proporções pequenas de preto ( uma ou duas gotas para "fechar" o ocre e o amarelo).



Tecnica da Pátina Envelhecida Pintar a peça com pincel ou rolo.
Em qualquer técnica, a aplicação da tinta deverá ser no sentido dos "veios" da madeira.
Espere secar completamente.
Em peças de madeira, sempre arranhar com palha de aço no sentido dos "veios" , nunca transversal ou perpendicularmente, como na pátina estrie, (ver pátina estrie).

Tecnica da PátinaCom a cera incolor em pasta, aplicar uma primeira demão com uma estopa ou pano de algodão e esperar secar por uns 15 minutos .
Com um pedaço de estopa limpa, pano de malha de algodão ou flanela, (verifique se a peça já esta bem seca para não remover a tinta bege), lustrar com o cuidado .
Passar cera incolor novamente, repetindo por mais duas vezes, encerando-se a superfície num total de 3 vezes.
Tecnica da Pátina Envelhecida Preparar a tinta cor azul, em tonalidade forte, (colonial) e passar na peça após o último lustre.

 Pátina Envelhecida Após secagem completa. Com um pedaço de estopa ou malha de algodão, passar cera novamente na peça (desta vez, uma demão somente).
Lustrar a peça com estopa ou flanela limpa, espere secar por meia hora.

Prepare o betume diluído em aguarrás, as bonecas de bombril ou palha de aço fina e passe uma demão do betume em toda a peça ou superfície.
Tecnica da Pátina Envelhecida O betume suja muito as mãos é melhor usar luvas plásticas ou cirúrgicas.

Tecnica da Pátina Em seguida, retirar o excesso de betume com pedaço de malha ou estopa.

 Pátina Envelhecida Com a "boneca" de bombril, passar na peça, arranhando-a num único sentido e fazendo os riscos paralelos entre si.
Se preferir, passar, às vezes, um pouco inclinado, como na foto acima, dando aparência de peça mais envelhecida e usada ao longo do tempo.
As riscas paralelas dão uma aparência menos natural, porém igualmente de excelente acabamento.

Pátina  Poderá surgir na peça um esverdeado, resultado da mistura do betume com o azul e o bege, o que dá um bonito efeito na peça. Deixar secar bem a peça, de preferência de um dia para outro.

Tecnica da Pátina Envelhecida Encerar e lustrar.
A peça poderá ser envernizada com verniz fosco ou brilhante, ao invés de encerar.
Esta técnica pode ter muitas variações desde as cores aos riscos e acabamentos.
Tudo dependerá de gosto e um pouco de prática. Por isto, não comece diretamente na peça que quer patinar, arranje um pedaço de madeira e treine, teste as cores e o acabamento, depois de tudo decidido e testado comece então a sua obra.



COMO SE FAZ PÁTINA?

Pátina é o nome dado, no jargão imobiliário, ao composto formado pela exposição do metal e algumas outras substâncias à ação do clima e de alguns outros elementos químicos. Pode ser um problema para estética e durabilidade do objeto, como no caso da ferrugem no ferro, cuja “patinação” está diretamente envolvida com o seu desgaste. Em outros casos o efeito é bem vindo e até buscado, pois através dele pode-se conferir um efeito de envelhecido a determinados móveis e objetos como mesas, cadeiras, baús, penteadeiras, brinquedos, oratórios, imagens sacras, arcas, etc.



Passo a Passo

Você vai precisar dos seguintes materiais: Lixa número 160; Lixa número 180; dois rolos de pintar; uma palha de aço comum; uma espátula; um verniz incolor; uma tinta látex branca; uma tinta látex da cor que desejar para o móvel e massa corrida.
1) Dos materiais supracitados a palha de aço ou Bombril é o “segredo” para o sucesso da técnica. Você deverá fazer várias bolinhas de Bombril com o mesmo tamanho aproximadamente, não precisam ser compactas

2) Agora, usando a lixa número 160, remova todo o verniz que estava originalmente na superfície do móvel a ser “patinado”


3) Utilize uma flanela ou estopa para retirar os resíduos em pó resultantes
4) Aplicando a massa corrida, corrija as eventuais irregularidades e imperfeições da superfície do móvel e aguarde por cerca de 5 horas até que a mesma esteja seca
5) Após a secagem aplique a lixa numero cento e oitenta de modo a uniformizar a massa corrida com a superfície do móvel
6) Novamente, retire o pó com o auxílio de uma flanela ou estopa
7) Com o auxílio de um rolo, aplique uma camada da tinta látex branca e aguarde mais ou menos duas horas para que esta seque por completo
8) Passe uma segunda camada e aguarde por mais duas horas
9) Agora, com o auxílio de outro rolo, aplique uma camada da tinta látex colorida que você escolheu no início deixando um pouco de excesso
10) Com a tinta ainda fresca, retire os excessos com as bolinhas de Bombril previamente confeccionadas, repita o processo em toda a superfície do móvel até completar toda a área em que deseja fazer a pátina
11) Após isso, passe duas camadas de verniz, esperando o devido tempo de secagem entre uma e outra
12) Sua pátina está pronta! Agora é só aguardar o tempo de oxidação da palha de aço para ver o resultado estético.

Como se faz pátina em madeira:
Rogério Lorenzoni O passo-a-passo da pátina feito pela artesã do ateliê Studio das Artes, Inês Leocadio, será em uma placa de madeira, mas o processo é idêntico em móveis. Certifique-se de que o móvel está liso. Se não estiver, cubra fissuras com massa corrida, espere secar e nivele com a lixa
Rogério Lorenzoni Use lixa 120 para nivelar a madeira e retirar o verniz
Rogério Lorenzoni Use tinta látex na cor de sua preferência para fazer a base. A aplicação pode ser feita com trinca. Espere secar
Rogério Lorenzoni Passe uma segunda mão da cor base
Rogério Lorenzoni Se quiser acelerar a secagem, use secador de cabelos
Rogério Lorenzoni Pinte a madeira com tinta látex diluída em água (1 parte de água para três de tinta)
Rogério Lorenzoni Rapidamente, passe o pincel de pátina para retirar o excesso e dar as marcas características da pátina. Deixe secar
Rogério Lorenzoni Agora é só passar verniz a base de água e a peça está pronta
Rogério Lorenzoni Se quiser decorar com figuras, posicione-as antes de passar o verniz. Pronto, você aprendeu a pátina e pode aplicá-la em móveis que já perderam a graça

Vejam neste vídeo abaixo do youtube, como a Verônica Kraemer do Além da Rua Atelier, ela explica bem direitinho como se patina um caixote de feira e essa técnica serve pra fazer também em qualquer outro móvel, portas, objetos e até mesmo em paredes:
Vejam abaixo um caixote que a Verônica pintou, ficou maravilhoso, o objeto em cima dele recebeu uma pátina linda. Reparem que para os pés do caixote ela usou aqueles potinhos de Yakult para fazê-los, fantástico né?!
Reciclagem de caixote de frutas

Tem mais esses caixotes que foram patinados por ela:
caixote de frutas reciclado - faça você mesmo

Como reciclar caixotes de frutas

E pra quem quiser visitar e se deliciar no seu blog, aqui está o endereço, curtam bastante pessoal, pq esse blog é sensacional e tudo de bom, sou super fã dela: http://alemdaruaatelier.com.br/
Imaginem vcs a ansiedade/agonia que estou pra reformar meu quartinho de empregadas(que farei dele um mini ateliê) e o terraço, aff......... minha cabeça está fervilhando de idéias e minhas mãos coçando, principalmente por ver essas coisas maravilhosas que a Vero faz, ai, ai, aguenta ansiedade hahahaha.

14 comentários:

  1. Teresa querida, amei amei seu blog, parabéns!!!
    Fiquei emocionada com seu carinho, muito obrigada, minha linda!
    Te desejo um final de semana abençoado
    Bjosssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vero minha queridaaaaa, que honra pra mim ter sua visitinha aqui no meu humilde bloguito hehehe, obrigada mesmo viu?! Aliás, agradeço de coração eu poder postar as maravilhas que vc e a querida Marga fazem, pra mim é um imenso prazer fazer isso, coisas lindas tem mais é que ser compartilhadas, mas tudo com seus devidos créditos viu galerinha?!
      Obrigada minha querida e nais pra frente terei novidades aqui e om certeza te chamarei pra ver.
      Bjãoooooooooooooo....

      Excluir
  2. Thê que legal, valeu pelas dicas, amei o blog da Veronica, agora já posso me arriscar na pátina...rs.. os PAPs dela são ótimos e é bem o efeito que eu gosto, show!!!
    e também conheci o blog da Marga através de vc,
    valeu, vc é muito especial viu!
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hehehe obrigada querida Lu, pois é, coisa boa é pra ser compartilhada e por isso eu fiz e faço isso com prazer. Que bom que vc tenha gostado do site delas, elas são d+ né?! São minhas inspirações tb hehehe. Bjs querida e volte sempre que quiser tá?!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei seu blog quanta coisa legal tem aqui..estou aprendendo a fazer patina..heheh muito legal vou dar mais uma volta por aqui , mas eu volto bj claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, que legal que vc tenha gostado do blog, espero que ele lhe sirva de inspiração pra suas artes em pátina rsrsrs, eu apesar de ainda não ter feto nada em pátina, amo essa técnica, o rústico me fascina faz tempo, rsrsrs, poe ficar a vontade e divirta-se aqui viu?! Bjão.....

      Excluir
  5. que linda vc Teresa, tanto carinho para ensinar, que Deus a abençoe pelo seu dom de ensinar, eu estarei sempre aqui, estava procurando inspiração para fazer uma moldura e acabei encontrando seu blog.

    estarei sempre por aqui para aprender com vc.

    um bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatti, ai minha linda, me derreti toda agora com seu comentário rsrsrs, obrigada pelo carinho viu?1 Fico tão feliz qdo venho aqui e vejo que vcs gostaram e gostam do meu blog, fico feliz, pq quando resolvi criá-lo foi justamente nesse intuito, de ajudar as pessoas, de dar ideias, de colocar o povo pra realizar todas a ideias que viram aqui, isso me satisfaz de mais, me deixa com a sensação de dever sendo cumprido, vou continuar trazendo coisas legais pra cá, pra ajudar ainda mais a todos vcs. Grande beijo e pode voltar qtas vezes vc quiser ;)

      Excluir
  6. NOssa, adorei tudo!!
    Que tipo de verniz vc usa nas patinas? Tenho uma mesa que quero reformar, mas estou em duvida qto ao verniz pq o verniz a base dagua pode "derreter" com o uso e o acrilico comum pode amarelar as peças...
    Parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, na verdade eu só fiz pátina uma única vez e usando betume em pasta e nada mais, pra finalizar, como a peça era meio rústica, usei o verniz acrílico fosco da Acrilex, acredito que se a peça puder ter brilho, vc pode usar o verniz acrílico brilhante, mas primeiro faça um teste pra vê se dá certo, use um caixote de feira pra fazer o teste, assim vc fica sabendo se dará certo qto à impermeabilização pois como te disse antes, nunca fiz pátina usando tintas coloridas. Ah, todas essas fotos acima, eu peguei em sites/blogs/picasas na internet. Bjssssssssss.

      Excluir
  7. Tudo isso é muito lindo!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada anônimo. Abçs ;) (só lembrando que eu não fiz nada que está aqui em fotos, apenas peguei na net e coloquei os devidos créditos aos autores das obras ;))

      Excluir
  8. ADOREI TUDO..AMO PATINA EM MOVEIS.
    PARABÉNS LINDO TRABALHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mary, querida, esses trabalhos em pátina, não são meus, eu os peguei na internet pra trazer pro blog como ideia pra todos que o visitam, na verdade eu já fiz alguma coisa em pátina, mas nada muito elaborado não, só coisas simples como em caixas de mdf e etc, De qq forma muito obrigada pela visita e espero que volte mais vezes. Bjão.........................

      Excluir